Genealogia, 2012

do colectivo ERRE (Rui Aleixo e Rui Dias Monteiro)

impressão EPSON colada em PVC; 95x150cm; MMXII
madeira, fios; dimensões variáveis (aproximadamente 100x200x30cm); MMXII

foto de Rui Dias Monteiro

GENEALOGIA é um projecto baseado na construção de um protótipo de uma possível árvore genealógica de uma família marcada geneticamente por limitações de natureza oftalmológica. A árvore aparece então como a acumulação e organização matérica e formal dum objecto/instrumento comum aos elementos da família – os óculos. Estes foram recolhidos pelas várias gerações e espelham a história de uma família portuguesa.

Uma primeira fase corresponde à escultura. Procede-se à concepção e construção de uma estrutura em madeira onde é suspensa a ramificação constituída pelos pares de óculos interligados.
Numa segunda fase perpetua-se a matéria e o momento da escultura recorrendo à fotografia. É a fase em que se regista e documenta o processo.
A terceira fase será uma antípoda da primeira, é a fase da desconstrução. Desmembram-se as parcelas da árvore. Os óculos são enviados para a organização Lions Club que, posteriormente, os recicla e distribui em países em vias de desenvolvimento.
A quarta fase do projecto é a da exposição. GENEALOGIA aparece não como escultura – pois esta já não existe – mas como instalação bicéfala que remete ao vazio deixado: uma ferramenta disfuncional (estrutura de madeira) e um documento/memória (impressão fotográfica).


ERRE
Rui Aleixo e Rui Dias Monteiro começaram a trabalhar em conjunto com o nome de colectivo ERRE em 2012, no projecto Genealogia.
Os dois artistas vivem e trabalham em Lisboa. Conheceram-se no Ar.Co, tendo ambos concluído o Projecto Individual em 2008 e os Cursos Avançados de Artes Plásticas e de Fotografia (respectivamente) em 2007.

Sem comentários: